quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Sonhos de Criança

Não é incomum a imagem de uma criança a jogar futebol nas ruas sonhando em ser como um de seus ídolos, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e outros. Tais crianças vêm como único momento de lazer a partidinha de futebol com os amigos e os sonhos alimentados por toda a vida.

Também não é incomum observar que esses milionários atletas, muitas vezes, deixaram os estudos para trás a fim de dedicar-se exclusivamente ao esporte como meio de vida.
Incomum é acreditar que tal fartura esteja ao alcance de todos. Grande parte dos que se aventuram no caminho, que deveria levar ao sonho, acabam por não ver suas aspirações tornarem-se reais. Param na falta de investimentos para as bases do esporte.

O país sonha em ser uma potência olímpica, mas sua preocupação só vai até aí. Os jovens com talento não são descobertos pela falta de uma política educacional voltada a isso nas escolas.

 Os que embarcam nessa vida, às vezes, nem tem dinheiro para ir aos treinos. Como continuar a alimentar um sonho diante desses obstáculos? Os que não desistem, passam a vida dedicando-se a algo que dificilmente lhe trará qualquer resultado financeiro. Algumas vezes, a satisfação de superar os obstáculos é único prêmio para tanto esforço

Embora todos esses problemas sejam apontados, uma mudança estrutural nas políticas públicas pode impulsionar o desenvolvimento de novos atletas, que não trarão bens somente para si, mas para a sociedade.

(uma das partes escritas por mim para um trabalho realizado junto com os colegas do grupo "Magos da Notícia")

Nenhum comentário:

Postar um comentário