terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Vida de Gordon B. Hinclkey




Presidente Hinckley sempre será lembrado por sua dedicação, pelo sorriso e pelo otimismo que demonstrava em suas mensagens aos membros da igreja de todo o mundo



Já faz quase um século quando, em 23 de junho de 1910, em Salt  Lake City, Utah, Estados Unidos, nascia Gordon Bitnar Hinckley, filho de Bryant Stringham e Ada Bitner Hinckley.

A criança nascia numa época em que a expectativa de vida nos EUA era pouco superior a 50 anos e em que AIgrejade Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecida como Mórmon, contava com menos de  400 mil membros, sendo que mais da metade  deles vivia no estado americano de Utah e os únicos 4  templos da igreja também se encontravam naquele estado.

Na sua juventude, Hinckley, serviu na presidência de quóruns da igreja e desenvolveu amor pela comunicação e pela escrita, quando era apenas um aspirante a jornalista, trabalhando para o jornal Deseret News. Ele sempre frequentou escolas públicas e se formou em jornalismo pela Universidade de Utah.

Após servir como missionário na Inglaterra, Gordon B. Hinckley casou-se com sua amada Marjorie Pay, em 29 de abril de 1937 no templo de Salt Lake City. Tiveram 5 filhos e 25 netos. Após 67 anos de casamento, irmã Hinckley, a quem o profeta dizia amar 67 vezes mais do que quando se casaram,  faleceu em 6 de abril de 2004 aos 92 anos de idade.

Durante muitos anos, Presidente Hinckley,  serviu nos escritórios da igreja nos setores de comunicação e relações públicas. Presidiu uma estaca em Utah e serviu no Comitê Missionário da Igreja.

Em 1961 foi apoiado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, servindo durante 20 anos, quando foi chamado como membro da Primeira Presidência, a mais alta presidência na organização da igreja. Nesse chamado permaneceu por 14 anos, quando, após o falecimento de presidente Howard W. Hunter, assumiu a presidência da igreja.

Presidente Hinckley foi o 15º presidente nos 177 anos da história da Igreja, e havia servido como seu presidente desde 12 de março de 1995.

Logo após sua apresentação formal como presidente da igreja, foi-lhe perguntado por um repórter o que faria daquele momento em diante. Prontamente respondeu: “Nosso tema será continuar o grande trabalho que foi promovido por nossos antecessores".(1)

Irmã Marjorie Hinckley, esposa do profeta, disse na ocasião: “Gordon sempre foi um homem maravilhoso, mas agora tem algo especial. O manto do Senhor está sobre ele e eu me lembro disso quando deixa suas gravatas no sofá. Me lembro que embora seja quase perfeito, ele não é perfeito. Me sinto grata por compartilhar a vida com ele”.(2)

Durante sua administração na presidência da igreja, o número de membros saltou de 9 milhões em 1995 para 13 milhões em 2007, o número de templos passou de 27 para 122.

Em 2001, anunciou a criação do Fundo Perpétuo para Educação, que consiste em empréstimos para que estudantes de países em desenvolvimento possam se formar e profissionalizar.

Durante seu serviço a igreja, esforçou-se por ensinar os principios e crenças com a publicação de proclamações como “A Família – Proclamação ao Mundo”(3) e “O Cristo Vivo”(4). Viajou por todo o mundo e anunciou e dedicou templos em todos os continentes.

Aos 97 anos, em 27 de janeiro de 2008, Gordon B. Hinckley, faleceu em seu apartamento no centro de Salt Lake City, rodeado pelos filhos e por alguns de seus netos.

Seu legado e sua influência ultrapassaram a comunidade mórmon. Logo após o anúncio da morte do profeta, George W. Bush, presidente dos EUA, declarou: “Servindo por sete décadas na Igreja Mórmon, Gordon demonstrou um coração cheio de serviço e a inteligência de um verdadeiro líder. Ele foi um trabalhador incansável e um talentoso comunicador que era respeitado por sua comunidade e amado por sua congregação”.(5)

O pré-candidato republicano à Casa Branca, Mitty Romney, que tenta ser o primeiro mórmon a presidir o país, disse que o mundo estava perdendo a humildade e o conhecimento de Hinckley e que o profeta estava feliz em que concorresse a presidência. “Quando lhe falei que concorreria”, disse Romney, “ele sorriu e disse que seria uma grande experiência se eu ganhasse e uma grande experiência se perdesse”.(6)

Os serviços funerários estão marcados para a manhã de sábado, dia 2 de fevereiro, às 16 horas (horário Brasília) no Centro de Conferências de Salt Lake City. Com transmissão ao vivo e via satélete em capelas sedes de estaca em todo o mundo.

Presidente Hinckley sempre será lembrado por sua dedicação, pelo sorriso e pelo otimismo que demonstrava em suas mensagens aos membros da igreja de todo o mundo.




(2) De acordo com reportagem do jornalista americano Mike Wallace



(5) e (6) The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário