segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Tragédia de Santa Maria, RS


Localização de Santa Maria, RS
A cidade de Santa Maria, localizada nos pampas do estado do Rio Grande do Sul, foi palco de uma das maiores tragédias da história do Brasil.

Na madrugada de domingo, 21 de janeiro de 2013, a casa noturna Kiss, superlotada de estudantes, incendiou-se, ceifando a vida de duas centenas deles.

Imediatamente, a tragédia mobilizou autoridades e desencadeou uma série de “boas intenções” de diversas prefeituras e governos estaduais por todo o país. “Boas intenções” que ainda não se sabe se efetivamente surtirão efeito ou durarão tempo suficiente para provocar mudanças na lei e nas atitudes de governantes e, por que não, do público frequentador.

Talvez alguns jamais ouvissem falar de Santa Maria, não fosse pela tragédia. Porém, a cidade já era conhecida por jovens sonhadores de diversas partes do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. Jovens que buscavam na cidade o ensino de qualidade oferecido por alguma de suas universidades.

Estes estudantes representavam parte da esperança do país. Seriam agrônomos, administradores, engenheiros, médicos. Eram a esperança de profissionais qualificados que o Brasil tanto precisa.

Se para o Brasil eram parte da esperança no futuro; para pais, mães, avós, irmãos, eram a única.

Não tentarei descrever a dor da perda de um filho. Difícil encontrar qualquer palavra que possa expressar o meus próprios sentimentos.

Os anos vividos no Rio Grande do Sul deixaram em mim o legado de amor por este povo, o povo gaúcho, meu povo. Vivi próximo dali, porém nunca fui a Santa Maria.

E nem precisava. A dor de Santa Maria é a dor de todos os gaúchos, é a dor de todos os brasileiros, é a dor do mundo.

Estamos juntos nessa luta! Força, Santa Maria!


Foto: João Vilnei/Prefeitura de Santa Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário